Num conceito genérico, podemos dizer que o Estudo Dirigido é uma técnica utilizada para levar o aluno a estudar um assunto fazendo uso de material informativo (subsídios) preparado, previamente, pelo professor.
Para o bom desenvolvimento desta técnica são necessários: o silêncio no ambiente e a presença orientadora do professor.
Ensinar com a técnica do Estudo Dirigido pode apresentar as seguintes vantagens:
- Desenvolve o espírito de iniciativa do aluno,
- Respeita a individualidade, favorecendo o trabalho dos alunos mais lentos que passarão a estudar no seu ritmo,
- Desenvolve no aluno a técnica e o hábito de estudar conscientemente,
- Como substitui a explicação do professor pelo estudo individual, desperta o interesse e leva o aluno a aprender e assumir responsabilidades,
- Com a criação de ambiente favorável à concentração mental, leva o aluno a exercitar-se no trato com pessoas durante a parte do estudo em grupo,
- Desenvolve o espírito de equipe e cooperação,
- Dá oportunidades a debates e intercâmbio de idéias fazendo com que todos tirem proveito.
O Estudo dirigido é uma técnica muito interessante porque possibilita ao aluno, através da leitura silenciosa do material preparado pelo professor, adquirir conhecimentos novos; conhecer, examinar e relacionar fatos para a elaboração do roteiro do trabalho a ser executado.
Além disto, o estudo dirigido pode levar o aluno ao hábito da leitura reflexiva e da análise critica desenvolvendo nele a capacidade de julgamento muito importante para a sua vida pessoal e profissional.
Durante o desenvolvimento de uma aula usando a técnica do estudo dirigido, o professor deve seguir as seguintes etapas:
1°- Fazer a introdução normal da aula,
2°- Apresentar a técnica explicando o seu funcionamento aos alunos:
- Fazer a leitura silenciosa do material de informação,
- Responder o questionário preparado pelo professor,
- Elaborar o roteiro do trabalho ou o resumo do assunto estudado.
Observação: No Estudo dirigido, o conhecimento da técnica de leitura é de fundamental importância.
Para evitar insucessos na técnica do Estudo Dirigido, o professor deve tomar muito cuidado com os alunos que não lêem bem ou têm dificuldades na interpretação de textos. Por outro lado, o material informativo deve ser, também, de boa qualidade.
Durante a leitura silenciosa, o professor deve orientar os alunos para que tenham o seguinte procedimento:
- Ler pausadamente, em silêncio, com atenção e reflexão,
- Tomar nota, resumidamente,
- Repassar, mentalmente, trechos do assunto tentando reter, racionalmente, o que leram,
- Grifar e anotar dúvidas,
- Consultar: livros, dicionário, colegas ou o professor para dissipar as dúvidas surgidas.
3°- Distribuir o material
4°- Observar o trabalho do grupo, orientando e esclarecendo dúvidas.
5°- Incentivar o debate em grupo que é uma das grandes vantagens do Estudo dirigido
6°- Na fase do questionário, os alunos deverão responder às perguntas que foram, previamente, preparadas pelo professor e que possibilitam a autoavaliação e a comprovação do aprendido através da leitura silenciosa e do debate em grupo.
7°- E, por último, o aluno ou o grupo deverá elaborar o trabalho, propriamente dito que, para as aulas teóricas, será um resumo do assunto por esta técnica de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário