terça-feira, 20 de março de 2012

METODOLOGIA DE ESTUDO

Darbí José Alexandre
         Gostaria de saber: qual aluno se matricula na escola para ser reprovado no fim de todas as atividades de um ano letivo? Qual aluno se sente feliz não conseguindo realizar os seus objetivos?  Por que alguns alunos não vão bem? Evidentemente, muitas são as causas, porém a principal é que não sabem estudar corretamente.
         Ele deve ter consciência de que tem que estudar para aprender e não para tirar uma boa nota para ser aprovado. Deve saber que aprendendo moldará melhor a sua personalidade.
         O professor deve mostrar-lhes que o alicerce de um bom profissional e de um homem consciente deve ser construído com um trabalho diário, paciente e contínuo e, que o sucesso depende, em grande parte, da dedicação aos estudos. Sabemos que estudar não é fácil assim, a escola deve ser um lugar agradável aonde os alunos se sintam bem e com vontade de estudar.
Como estudar corretamente
         Para facilitar a concentração do aluno, oriente-o para procurar um lugar calmo, livre de interferências e com boa iluminação. Que tenha sempre à mão e em ordem seu material de estudo e que afaste tudo aquilo que possa desviar a sua atenção do trabalho que vai realizar. Portanto, a escolha do local de estudo é muito importante.
         Oriente-o para preparar-se psicológica e espiritualmente para esse trabalho e concentrando-se na tarefa escolhida. Mostre-lhe que a disposição física e psicológica é fundamental para um bom rendimento escolar. São necessárias atitudes corretas para um bom rendimento no estudo.
         Ensine-o a estabelecer o seu horário semanal de estudo em função do seu horário escolar. Deve distribuir o tempo para todas as disciplinas e também para o lazer, não deixando para estudar somente antes das avaliações. Logo, o estabelecimento do horário de estudo – conjugado ao seu tempo disponível – permite a criação do hábito de estudar.
         As disciplinas apresentam características específicas que exigem capacidades diferentes. Nenhuma dispensa a cooperação ativa do aluno. Dessa maneira, durante o estudo, oriente-o a: sentar-se corretamente, colaborar com a boa disciplina, confiar em suas atitudes, participar atentamente da aula, utilizar cadernos próprios e organizados e, sanar todas as dúvidas. A postura correta em sala de aula permite ao aluno o máximo aproveitamento do trabalho apresentado pelo professor.
         É evidente que a aula deve ser bem preparada, com o uso de métodos e técnicas didáticas bem variadas para que não se torne cansativa.
         É de fundamental importância a complementação dos estudos em casa. Para tanto, o professor deve orientá-lo a: rever os estudos do dia, realizar as tarefas indicadas e, preparar-se para as lições do dia seguinte.
         Quando ele for realizar um trabalho de pesquisa, oriente-o para: fazer o esquema de todo o trabalho, selecionar as diversas fontes de pesquisa, analisar as fontes selecionadas e definir aquela que servirá de base. Finalmente, ele desenvolve o tema redigindo o trabalho por partes e, com o espírito crítico, procura estabelecer relações entre os dados encontrados e tirar, sempre que possível, suas próprias conclusões.
         É importante orientá-lo a fazer um intervalo para descanso quando perceber que o seu rendimento estiver caindo.
         Na preparação para as avaliações, todo aluno deve conhecer os objetivos comportamentais que cada professor deseja que ele atinja ao final do desenvolvimento de cada unidade do programa. Portanto, os professores devem basear os itens das avaliações propostas na verificação para atingir esses objetivos.
         De posse dos conhecimentos dos objetivos de cada unidade de estudo, o aluno deverá:
.estudar toda matéria sempre consciente daquilo que o professor espera dele;
.jamais ocupar o seu tempo preparando “colas”. Lembre-o de que o enganado é sempre ele;
.preparar-se bem para sentir-se confiante no momento da avaliação;
.lembrar-se de que a preparação para a avaliação deve ser contínua, desde o inicio do desenvolvimento da unidade de estudo;
.recordar-se de que está sendo cobrado por um trabalho seu, desenvolvido com a colaboração do professor.
         Muitos alunos não apresentam um bom rendimento, não por incapacidade, mas simplesmente por estarem estudando de forma inadequada. Em síntese, para reter melhor as informações ele deve:
.ler (em voz alta ou silenciosamente) toda unidade a ser estudada;
.reler todo o assunto lido, anotando as dúvidas;
.fazer uma nova leitura procurando sanar as dúvidas;
.preparar um esquema dos aspectos essenciais do assunto;
.resolver os exercícios relativos ao assunto e,
.preparar um resumo do assunto estudado.
         O aluno que for orientado a estudar de acordo com este método perceberá, em pouco tempo, o quanto melhorou.
                                    ( DO LIVRO: EDUCAR... UM ATO DE AMOR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário