autor desconhecido
Estávamos numa aula de fisiologia, na Escola de Medicina, logo após a semana da Pátria.
Como a maioria havia viajado, todos estavam ansiosos para contar as novidades e, por isso, a excitação era geral.
Quando o professor entrou percebeu que iria ter muito trabalho para conseguir silêncio. Com muita paciência tentou começar a aula, mas você acha que a turma correspondeu? Que nada !
Com constrangimento, o professor voltou a pedir silêncio. Não adiantou... Ignoramos a solicitação e continuamos, firmes, na conversa.
Foi aí que ele perdeu a paciência e disse:
“Prestem atenção que vou falar isto uma única vez”
Um silêncio de culpa instalou-se por toda a sala.
E o professor continuou...
“Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de cada turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos apenas cinco são realmente aqueles que farão alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e que contribuem, de forma significativa, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Prestando atenção vocês notarão que de cem professores apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes profissionais; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais e, poderia generalizar ainda mais... É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois, se isto fosse possível, deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora... Então teria o silêncio necessário para ministrar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente, não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei que me conformar e tentar dar a aula para os alunos especiais apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e, vamos para a aula de hoje”.
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquelas palavras. Aliás, a lição tocou fundo em todos nós pois, minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas durante todo o semestre... Afinal quem gostaria de, espontaneamente, ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de fisiologia, mas a lição do professor eu nunca mais esqueci.
Para mim, aquele professor foi um dos 5% dos que fizeram diferença na minha vida.
De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então tenho feito de tudo para ficar no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não... Só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: Se não tentarmos ser especiais em tudo o que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.
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