quarta-feira, 1 de agosto de 2012

OS PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM

Princípio da prontidão – Quando o aluno sente necessidade de agir. Quer aprender. O seu organismo está preparado ou pronto para a ação. Dessa maneira, podemos dizer que quanto mais plenamente um aluno estiver pronto para agir, de certa maneira, mais agradável lhe será agir desse modo e mais desagradável não agir assim.
Princípio do efeito – os alunos tendem a repetir as ações que, em geral, lhes são agradáveis e evitar aquelas que lhes são desagradáveis. Na vida social e profissional verificamos, constantemente, que procuramos repetir as reações agradáveis e evitar as desagradáveis. Exemplo: se todas as vezes que vamos pregar um prego acertamos o dedo com o martelo, a tendência é não usarmos mais essa ferramenta. Indo à casa de um amigo e sendo mal recebidos, não tornamos mais a visitá-lo.
Princípio do exercício – O exercício reforça as sinapses (comunicação entre um neurônio e outro a fim de passar a corrente nervosa) como a ginástica reforça os músculos. O princípio do exercício pode ser assim enunciado: quando um estímulo provoca uma ação determinada, o laço que une o estímulo à reação é reforçado pelo exercício. O desuso é a falta do exercício.
Além destes princípios básicos, o professor não pode se esquecer de que existem outros relacionados a eles. Por exemplo:
-         Aprender alguma coisa nova é mais fácil quando a aprendizagem pode ser baseada em experiências anteriores,
-         Ir do mais fácil para o mais difícil,
-         Ir do concreto para o abstrato e
-         Do próximo para o remoto.
A maior parte dos conhecimentos é adquirida pelos sentidos. Quanto maior for o número de sentidos utilizados, maior será a possibilidade de aquisição de conhecimentos.
Após a definição dos objetivos que devem ser atingidos e do conteúdo a ser trabalhado naquela aula, o professor deve selecionar as melhores técnicas ou meios e o método mais adequado ao ensino.
De uma maneira bem simples, podemos encarar o método como um arranjo que se dá ao material de trabalho no sentido de usá-lo, de modo adequado, para a obtenção dos fins desejados.
A técnica é a operacionalização do método. São os meios utilizados pelo professor para atingir os seus objetivos.
O método de ensino deve apresentar as seguintes características:
-         Permitir o ensino ativo e concreto,
-         Possibilitar a motivação,
-         Dosar as dificuldades, ir do mais fácil para o mais difícil,
-         Permitir a repetição e a variação que forem aconselháveis,
-         Deve possibilitar a realização de trabalhos que aproximem mais da realidade.
-         Deve permitir que, do começo ao fim da aprendizagem, seja ampliada, metodicamente, a iniciativa do aluno,
-         Deve favorecer a camaradagem e o auxílio recíproco,
-         Permitir o aprendizado na velocidade do aluno, acelerando até o máximo de velocidade possível.

                      DO MEU LIVRO: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER

Nenhum comentário:

Postar um comentário