Darbí José
Os filmes são um excelente recurso audiovisual. A apresentação de um filme requer alguns cuidados para que possa atingir o objetivo proposto.
A finalidade do filme é de vital importância para o professor, uma vez que se pretende utilizá-lo de acordo com os objetivos que ele e seus alunos se propõem naquela aula.
De um modo muito geral podemos classificar os filmes em recreativos, comerciais e educativos.
Os recreativos pretendem apenas distrair, se bem que, frequentemente, possam ser um bom material de ensino. Nesse caso, o filme classificado como recreativo torna-se educativo.
Os filmes feitos para escola têm como característica fundamental a sua estreita ligação com o programa de ensino. Ex. um filme de ciência pode mostrar a circulação do sangue, o esqueleto humano, Um filme de geografia pode trazer à sala de aula, a África e seus animais selvagens.
Assim sendo, o professor deve escolher bem o filme que melhor se adapte à sua finalidade e ao tempo disponível de sua aula.
Vantagens do emprego de filmes:
Pela sua apresentação, os filmes, normalmente, atraem a atenção dos seus telespectadores. Assim sendo, eles apresentam as seguintes vantagens:
- Podem aumentar ou diminuir o tamanho dos objetos. Por exemplo: os filmes que nos mostram o mundo microscópico possibilitam um estudo que, de outra forma, dependeria da existência de laboratórios, microscópios, enfim todo material que poucas escolas possuem.
- O filme pode quebrar a barreira da distância, mostrando terras e povos, fatos e experiências que sem ele, só poderiam ser presenciados por uma minoria. Por exemplo: um vulcão em atividade, um tsunami, o féretro do papa, o lançamento de um foguete, etc.
- O filme presta um serviço inestimável tornando reais, para nós, acontecimentos e personagens do passado.
- É imprescindível mencionar o efeito psicológico que o cinema exerce. Sem dúvida ele é capaz de influenciar e até modificar atitudes. Cabe, então, ao professor escolher seus filmes com o máximo cuidado, não perdendo de vista esse imenso poder.
Alguns cuidados o professor deverá tomar na preparação do local onde será exibido o filme. Assim, deve se preocupar com a localização da tela (do aparelho), a arrumação das cadeiras (carteiras) e a ventilação da sala.
O estado e o conteúdo do filme devem ser verificados com antecedência a fim de ser explorado didaticamente. Muitas vezes o professor escolhe o filme pelo título que nada tem a ver com o conteúdo.
Normalmente, o professor deve preparar a turma para assistir o filme, a fim de que se possa tirar o máximo proveito da projeção.
Para que o objetivo seja atingido, o professor deve preparar um roteiro para o acompanhamento do filme.
Por exemplo:
REUNIÃO PEDAGÓGICA
Filme: “O Preço de um Desafio”
(tempo de projeção: 105 minutos)
Assunto: História real baseada no livro de Jay Matheus:
“SCALANTE, O MELHOR PROFESSOR DA AMÉRICA” – 1988.
Jaime A. Scalante, 43 anos, boliviano, professor de matemática e física em La Paz. Deixa a sua pátria e se dirige para a Califórnia para estudar engenharia na Universidade de Pasadena, no curso noturno.
Como viu frustrada a possibilidade de retornar a atividade docente (1964) vai trabalhar na área de processamento na Burroughs Corp.
Em 1974 consegue realizar o seu sonho, lecionar novamente.
O filme conta o trabalho realizado por ele em uma escola secundária de Los Angeles preparando os alunos para o exame AP (Advanced Placement) o qual dava a oportunidade de acesso ao curso superior.
Aspectos a serem observados:
1- A ESCOLA: - Bairro onde se localiza
- Características do tipo de clientela
- Postura dos docentes e da direção
2- OS ALUNOS: - Atitudes durante as aulas
- Opção pelo estudo
- Compromisso
- Necessidades individuais
- Valores
3- FAMÍLIA: - Sua visão de escola
- O apoio aos filhos
4- O DOCENTE: - Atitudes durante as aulas
- Relacionamento com os alunos
- Relacionamento com os outros docentes
- Relacionamento com a família
- Compromisso com a profissão
- Compromisso com os alunos
- Compromisso com a escola
- “A RECOMPENSA”
( do livro: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER)
Nenhum comentário:
Postar um comentário