...POR QUÊ?
O planejamento é a etapa mais importante do processo pedagógico. É ele que define os objetivos, as prioridades e as estratégias. É no planejamento que a Equipe Escolar deve depositar o seu conhecimento em favor de um ano produtivo.
Um dos fatores mais preocupantes que refletimos sobre a escola é a constatação de que, hoje ela está sem objetivos. A escola é um espaço para os alunos realizarem-se como cidadãos e se tornarem sujeitos do seu próprio conhecimento. Ela é um reflexo da sociedade em que está inserida.
Não se pode falar em ensino sem considerar o planejamento como etapa vital no seu desenvolvimento. Para a realização de alguma coisa bem feita ela deve ser planejada. O ensino não deve fugir a essa regra, principalmente porque deve servir de exemplo para aqueles que futuramente deverão planejar.
O início do ano (ou semestre) letivo é um momento de organização das atividades escolares. É, portanto, o momento em que se faz necessário planejar.
O começo de todo planejamento é uma avaliação do que se conseguiu no ano (semestre) anterior. Na verdade, você, professor está sempre replanejando, procurando chegar cada vez mais perto dos objetivos da Escola. Por isso, o plano de cada ano é flexível, necessita de adaptações e reformulações, não só no início do ano (semestre), mas a qualquer ponto do trajeto.
Este documento tem como objetivo oferecer sugestões para que o planejamento de sua escola seja realizado com toda riqueza que você pode e deve dele extrair. Não se pretende aqui, explorar o assunto teoricamente, mas contribuir para que o planejamento ocorra de forma cuidadosa e seja criteriosamente elaborado.
Inicialmente, vale a pena lembrar que o planejamento não é um ato neutro e deve, portanto, refletir a importância do papel social da Escola. Ou seja, o objetivo da Escola deve ser: tornar o aluno capaz de exercer plenamente a sua cidadania e prepará-lo: intelectual, científica e profissionalmente para compreender a realidade social, econômica, política e cultural, ao mesmo tempo em que o prepara para uma participação efetiva no processo de mudança dessa mesma realidade.
O Planejamento representa apenas e tão somente o momento inicial da organização dos trabalhos escolares. É importante que ele se constitua num instrumento útil para o trabalho do ano todo.
Planejar é organizar, passo a passo, as atividades que ocorrerão ao longo do ano (semestre) letivo.
O Planejamento é também um ato coletivo: todos os educadores da Escola devem estar juntos, pensando o que desejam atingir com os alunos e quais metas pedagógicas oferecerão a eles.
Nesses termos, o Planejamento leva a Escola a voltar-se para si mesma e fazer uma reflexão coletiva sobre sua realidade concreta, isto é, seus alunos, seus pais, o quadro de funcionários, suas necessidades, etc.
Uma vez examinado o cotidiano, a Escola estará pronta para se repensar inserida no contexto mais amplo ao qual ela pertence.
Em milhares de escolas, educadores sonham com um futuro melhor para os seus alunos porque têm consciência de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e perfeita. No entanto, na maioria delas falta uma ação conjunta. Falta um planejamento.
Lembre-se que avaliação e planejamento são duas faces de uma mesma moeda, ações que têm uma relação de integração viva e constante, e devem estar presentes em todas as atividades escolares.
do meu livro A ARTE DE ENSINAR E APRENDER
do meu livro A ARTE DE ENSINAR E APRENDER
Nenhum comentário:
Postar um comentário