Clareando, pelo testemunho do seu viver, os rumos das decisões humanas. Dedicado às pessoas que têm o dom de educar
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
O PROFESSOR COMO BOM PROFISSIONAL
Prof. Darbí José Alexandre
Grande parte do mau desempenho dos alunos, agravado pelos problemas da reprovação, é devido à insuficiência de diálogos e de metodologias de trabalhos diversificados em sala de aula que permitam a expressão de níveis diferenciados de compreensão, de conhecimentos e de valores.
Não é simples definir as falhas e atributos que acarretam um bom ou mau ensino. A aprendizagem torna-se fácil quando envolve interesse, o desejo e a vontade e também quando satisfaz.
Para ensinarmos, eficiente e satisfatoriamente, devemos despertar no aluno o desejo de aprender.
O professor que reconhece esses motivos, desejos e emoções que influenciam o comportamento humano, não somente entende como as pessoas agem, mas também sabe como conseguir os melhores resultados dos seus alunos. Este modelo de professor não tem problema de disciplina.
O professor poderá ensinar melhor se for sensível aos sentimentos dos alunos; colocando-se na situação dele e reconhecendo cada uma das suas dificuldades e fizer da aprendizagem uma atividade agradável.
Ser educador é ser estrela guia; fonte de inspiração e profeta da história.
O professor tem que repensar suas práticas pedagógicas no sentido de torná-las mais diversificadas e produtivas. O ambiente escolar tem que ser repensado para que a escola se torne um lugar interessante de se frequentar.
Todo professor deve saber que os alunos não aprendem com igual facilidade. Alguns parecem não ter nenhuma dificuldade em aprender, para outros, a tarefa envolve mais que uma luta e muitos deles nunca aprendem realmente o suficiente para se tornarem hábeis, mas aprendem o necessário para a vida.
Não existe nenhum outro lugar em que as diferenças individuais sejam mais evidentes do que na sala de aula. Por esse motivo, todo bom professor deve conhecer bem os seus alunos para poder adaptar o nível de informações que será dado a todo o grupo.
As pessoas são diferentes física e mentalmente. Mas todas elas, devagar ou rapidamente, têm capacidade para aprender. Muito ou pouco, só saberemos depois. Todos podem aprender. Nós, professores, de uma forma ou de outra, temos obrigação de ensiná-los. Com apoio de recursos ou de outros profissionais podemos facilitar a vida dos nossos alunos e possibilitar-lhes a sua realização pessoal. Nesta profissão, a incompetência altera os destinos das pessoas.
É fundamental criar todo tipo de incentivo e retirar todo tipo de obstáculo para que os alunos permaneçam no sistema escolar. O momento que vive a educação brasileira nunca foi tão propício para se pensar na situação das nossas crianças e jovens em uma perspectiva mais ampla.
Esta é uma oportunidade histórica para mobilizar recursos, inventividade e compromisso na criação de formas de organização institucional, curricular e pedagógica que superem as dificuldades para o Brasil atender, com qualidade, clientelas de origens, destinos sociais e aspirações muito diferenciadas.
Os alunos vão à escola para aprender. Facilite-lhes o aprendizado e eles lhes serão gratos para sempre.
(DO LIVRO: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER)
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